terça-feira, 8 de novembro de 2016

Palheta de sax de bambu caseira- considerações de como fazer



Olá pessoas, tudo bem?

Bom, nesta postagem irei falar de como fazer a palheta de bambú do vídeo. Coloco aqui para texto pois sei que tem gente que acessa esse blog perdido na internerd de outros países via google tradutor, bem como gente que nem tem pc rápido para carregar o vídeo ou ainda nostálgicos do elinks/lynx/links2....enfim, vamos lá:

1- use um bambú com paredes bem espessas, no caso do vídeo, usei bambu gigante;
2- rache o bambu de forma a ter 3 placas de bambu fina, mais ou menos 1 ou 2mm
3- a primeira placa será a base, portanto, terá de ser maior, a segunda e a terceira tem de ter, no mínimo, metade da palheta. O ideal é que a segunda tenha quase 2/3 e a terceira metade.
4- cole todas as camadas com superbonder, sendo a base a maior, e a ultima a menor (onde irá sere presa a presilha da boquilha. O superbonder serve para travar as camadas de bambu. Onde a palheta for encostar na boca NÃO PASSE SUPERBONDER NA SUPERFICIE!, pois ela será lixada.
5- lixe a superfície da palheta do centro para a ponta, de forma que fique bem lisa para agudos ou enrugado para graves. Quanto mais fina ficar a palheta no meio melhor para os graves, o oposto para agudos. Na ponta, tente ir lixando e testando até ver que está com uma resposta boa. Como gosto de embocadura americana, em geral gasto a ponta até conseguir ver luz através dela.

Dicas: sempre vá molhando a palheta depois que o superbonder secar, isto ajudará no momento de afinar, onde terá de lixar e raspar.

Um comentário: