sexta-feira, 11 de abril de 2014

[youtube] Chave reciclada para flauta de pvc e outros instrumentos de sopro - protótipo 2


--> Olá Macacada, tudo bem?Hoje vou postar um vídeo aqui e explicações de como fazer a chave reciclada para flautas de pvc.
Já tinha o feito em outra postagem (aqui), mas, creio que essa idéia é melhor, mais fácil e com menos disperdício de material, então, espero que curtam.

1- porque chaves de pvc para a flauta?

R: as chaves são necessárias em virtude das flautas maiores que a soprano terem furos cada vez mais distantes, dificultando o dedilhado. Em flautas como a alto, por exemplo, os furos das notas dó, ré e mi são dificeis de serem tapados com a mão humana, então, a chave serve para isso, para fechar um furo onde o dedo não alcança

2- como fazer a chave?
 R: A) faça o furo e deixe ele afinado de forma mais aguda, entrando num sustenido, por exemplo, se quero mi, ele vai entrar como um mi desafinado, mais agudo, quase um semitom. O motivo é que a chave vai dar o resto da afinação.

B) depois do furo pronto, faça uma base plana ao redor do furo com durepox, isso ajuda na vedação.

C) use um pedaço de régua ou algo plano que de o comprimento entre o furo e o dedo. Cole o EVA na parte de baixo, será a vedação.

D) fixe a chave com EVA repuxando ela de forma a ficar levantada, e numa abertura o suficiente para a nota ficar afinada. Teste antes de colar a abertura da chave e o tom que apresenta.

E) após colado tudo, se der problemas de vazamento de ar, recomendo que cole um eva naquela base da chave, feito de durepox, sendo que, no meio, ele deve apresentar um furo  do mesmo tamanho que a nota. Recomendo colar primeiro e furar depois com um ferro quente ou estilete (usei ferro quente).


Creio, após essa leitura, o vídeo explica mais minha idéia:



Cata-corno Google: Chave de pvc para flauta de pvc, Chave de pvc para flauta caseira, Flauta caseira com chave, flauta de pvc em ré alto com chave em EVA, E.V.A. , Chave caseira de Durepox cola quente e EVA


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário