quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Medidas do oboé barroco - comprimento, diâmetros e furos


Comprimento: 58cm
Diâmetro interno do início do tubo (excluido parte de encaixe do tudel): 5,7mm
Diâmetro interno até 20,1cm: 11mm
Diâmetro interno até 42cm: 14mm
Diâmetro interno até 58cm: 42mm

Furos (retirado da pag58 do link):

(obs: d = diâmetro do furo. a = altura do furo em relação ao inicio do oboé, ou seja, onde se coloca a palheta)

1- a 130mm d 3,0mm
2- a 166mm d 3,0mm
3a -a 197mm d 2,0mm
3b -a 197mm d 2,0mm
4a -a 259mm d 3,6mm
4b- a 259mm d 3,6mm
5- a 290mm d 4,7mm
6- a 319mm d 4,6mm
7- a 365mm d 6,0mm
8- a 403mm d 8,3mm

Tuning hole: a- 471mm d - 5,4mm



Dica de livro - The Amateur Wind Instrument Maker by Trevor Robinson

E ai macacada, blz?

Hoje, vou indicar um livro muito legal para quem quer construir instrumentos de sopro clássicos, como flautas, pifes, oboés e outros, o The Amateur Wind Instrument Maker by Trevor Robinson.

Achei o livro procurando informações sobre as medidas do oboé, e, mesmo no link do google books é possivel ver as medidas do oboé e clarinete! Pelo pouco que eu li, o livro é filé!


Ps: se alguem achar o pdf ou tiver o livro, disponibilize na net ;)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pacote de compatibilidade do Microsoft World - para abrir docx em versões antigas

E ai macacada, blz?

Muita gente em nosso Brasil brasileiro é como eu, que não tem como trocar de pc de 5 em 5 anos, fazer upgrades constantes, além da maldita incompatibilidade de hardware com linux (isso esta me impedindo de conectar meu modem usb), portanto, ficamos aprisionados em softwares antigos e sistemas antigos.

No meu caso, estou aprisionado no Windows Xp Sp3 (uma bosta, prefiria o Sp2, onde pegava alguns emuladores, como o NeoRagex, mas só consegui esta imagem funcionando...dependendo baixo outra estes dias), World2003 (Tá, eu poderia baixar o OpenOffice, mas a versão dele que roda o docx fica mui pesada neste computador, com 250mb de ram), e preciso abrir docx, pois o pessoal do trampo só usa esta merda de arquivo...o que fazer?

2- instalar ele
3- ser feliz! :D

Claro que o pacote não é mil maravilhas, a própria MicoSoft fala que ele possui limitações (estão descritas no link), mas, para quem precisa desta bosta para editar textos somente, é uma boa.

Espero que a dica ajude, macacada!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como fazer saxofone atraves de uma vuvuzela e boquilha de sax com pvc


Olá macacada, tudo bem?
Bom, inspirado neste vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=XUKYoNlB_Nc ), parti para a empreita, e fiz meu primeiro saxofone soprano em La/A baixo, a partir de uma vuvuzela, conforme o plano abaixo:


Criação da boquilha:

Como podem perceber, o plano contem  instruções de como fazer a boquilha para a palheta (uso a palheta de saxofone soprano, mas nada impede de se usar outras, como do alto), em pvc, pois não tenho dinheiro para comprar uma boquilha. Caso forem fazer uma boquilha t, digo que o negócio é ir fazendo e testando, sendo que o som fica bom com uma combinação de inclinação da boquilha x altura da palheta (isto é, a distancia entre a ponta da palheta e o pvc).

Para amarrar a palheta, uso barbante. Para vedar ao colocar no bocal da vuvuzela, passo uma pequena camada de fita durex no pvc.

Considerações sobre o instrumento: 

A vuvuzela tem 57cm de comprimento, porém, ressoa em La/A, devido a grande abertura de sua campana. Esta afinação se dá a partir de 33cm para frente, fora que o diâmetro do tubo cônico aumenta drasticamente em 41cm.
Acredito que um tubo que siga o diâmetro conico de forma progressiva e não radical deve dar outras afinações interessantes, visto que num saxofone soprano o tubo não se altera de diametro de forma radical, mas sim de forma progressiva, e ressoa em Sib em aproximadamente 65cm (estimativa tirada da leitura deste link: www.garantiertsax.de/faq.htm)

Como furar a vuvuzela:

Vá fazendo furos com um estilete, de forma lenta e sem força. O plastico da vuvuzela (pelo menos da minha) é muito mole, portanto, empregar muita força no estilete pode fazer um corte maior do que o esperado.

Pode-se remendar e tapar furos errados e afins com durex ou fita adesiva, isolante, durepox e outros. Eu pelo menos uso durex.

Vídeo do vuvusax em ação:




Como fazer uma flauta Dizi

E ai macacada, blz?

A real que ainda não testei a fazer esta flauta, mas, deixo aqui o plano que achei na net, para todos aqueles que se interessarem.

......................



Como fazer uma flauta dizi Retirado de http://www.wikihow.com/Make-a-Dizi :

1- fure o furo de sopro á 7,5cm
2- faça um furo 6,5cm depois do furo de sopro, ele é chamado de mokong, é ai onde irá a membrana  que é a caracteristica da dizi, o Dimo
3- faça outro furo, 5cm depois do dimo, ai será os furos dos dedilhados


Sobre a aplicação do Dimo (retirado de
http://www.chinese-flute.com/learn_dizi.php )

O dimo é uma membrana que faz vibrar e dá o som característico da dizi. A membrana tem de ser colocada sobre o mokong e esticada, porém tendo rugas, pois as rugas irão vibrar com a passagem de ar, e dar a caracteristica de som da dizi.

O tubo usado, de acordo com o site http://www.wikihow.com/Make-a-Dizi  é de 1,5cm de diâmetro (pvc 20mm aqui no Brasil, pois aqui se conta os mm das paredes do pvc também, e não só o espaço interno do tubo) por 45cm de comprimento.
Também se fala que se precisa da fita dimo ou uma fita de papel vegetal (aquele papel usado para se tirar moldes de mapas e tals).


Estas outras medidas foram tiradas deste site ( http://info.guqu.net/dizizhishi/20060707233522_89.html ), e traduzidas via google tradutor

As especificações do tom (o terceiro buraco, "a" sintonia revisão)
Diâmetro (o cálculo diâmetro, a contagem de ponto médio do furo) A partir do orifício de sopro para o buraco de som A partir do orifício de sopro para o dos poros da membrana O orifício de filme para o buraco sexta Após o sexto orifício da saída do som O buraco sexto para o quinto buraco O furo quinta para o quarto furo O quarto buraco em buraco O terceiro buraco em buraco O segundo buraco em buraco Após o primeiro furo para o buraco de som
D som de bateria sintonia = A
Cerca de 16 mm
341
80
75
186
22
28
31
20
34
51
bE tubo som = BB
Cerca de 15 mm
314
74
70
170
20
27
28,5
18,5
30
46
E o tom de tubo plana = B
Sobre a 14.5 mm
300
74
68
158
18
25
27,5
17,5
28
42
F = C som tubo
: 14 mm
280
69
61
150
17,5
23,5
25
17
25,5
41,5
G som tubo = D
Cerca de 13 mm
251
58
58
135
16,5
21
22,5
15,5
23
36,5

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pequeno texto sobre a criação de meu terceiro protótipo de saxofone de pvc em La/A baixo


Olá macacada, blz?

Bom, como o título fala, irei falar aqui mais sobre como cheguei a este resultado, ou seja, o saxofone de pvc em La/A baixo, protótipo postado aqui ( http://silviofeitosa.blogspot.com/2012/01/projeto-do-meu-terceiro-prototipo-de.html ) e que pode ser visto no youtube aqui ( http://youtu.be/DEtyF2p1OUM ) e aqui ( http://youtu.be/CHwmh3OjQcA ).

Bom, para começar, não consta no projeto linkado acima, mas, dentro do tubo de 20mm existe outro tubo, de 2 cm de comprimento, tubo este de irrigação e emendas de mangueira, pouco antes da boquinha.

Bom, você, caro leitor, deve estar se perguntando, o porque usei tubos de diferentes mms, e a resposta é muito simples, é para burlar o problema de que o tubo de pvc é cilindrico e o saxofone é cônico, ou seja, no comprimento total existem diâmetros diferentes que faz com que o instrumento se aproxime o máximo possível do formato cilindrico.

Tal saxofone foi feito no que se convém chamar de "ciência do concreto", ou bricolagem, ou seja, partir da idéia com materiais presentes no redor do construtor, porém, sem informações e planejamentos necessários (o que, no caso de um saxofone de pvc ou bambú, é quase inexistente - ou pelo menos nunca achei algo completo e mais elaborado).
 
A metodologia de construção foi:

1- com o tubo de 20mm, faça a boquilha e teste, vá cortando até dar um timbre legal e fugindo do timbre do clarinete, usando uma embocadura relaxada;

2- quando chegar a um timbre legal no 20mm, coloque o 25 mm e veja o timbre, faça o mesmo, cortanto fugindo do timbre dum clarinete, quando chegar a um timbre legal, coloque o 32mm, e o mesmo com o 40mm;

3- fiz as furações baseado no teorema de pitágoras (pegar o comprimento total e dividir ao meio e ir fragmentando), isto não se mostra tão correto, infelismente os furos não ficam em afinação tão boa.


Este saxofone de pvc ficou em La/A baixo porque me faltou, na época, material para extende-lo a G/Sol, mas nada impede que alguém o faça.


Também existem alguns problemas, pois os no meu protótipo não chegam a afinação real, e isto percebi porque em outros pedaços de pvc os furos ultrapassaram o diâmetro que de para tapar com os dedos. Isto cria a necessidade dum sistema de chaves, e estou a tentar desenvolver um somente com plastico e EVA, mas ainda está em testes.

Outro problema são as notas mais graves, quanto mais se vai para a região do grave, menor o timbre do saxofone e menor a diferença percepitivel entre as notas. Acredito que este problema não seja resolvivel no pvc, mas sim em um tubo cônico de verdade com um sistema de chaves. Nisto ainda estou trabalhando e buscando respostas.

Bom, acho que é isto, caros construtores e leitores, espero que este pequeno plano e meus escritos possam ajudar a todos encontrar caminhos e soluções na criação deste instrumento de som tão belo, porém tão caro e com tão poucas informações sobre sua criação. 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Receita de massa de modelar

E ai macacada, blz?
Estou prestes a testar esta receita, para fazer uma ocarina assada no fogão!
Segue ai a receita:

MASSA DE MODELAR

Material
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal,
1 e meia xícara de água,
1 colher de (chá) de óleo

Modo de Fazer
Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para
modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode
colocar as peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em
forno brando para assar. Depois de assadas, é só pintar com tinta para
artesanato.

Fonte: http://caminhandocomamor.blogspot.com/2010/03/receitas-uteis-massa-de-modelar-tinta.html

O que fazer com lampadas incandescentes queimadas


Não compre sacolinhas no supermercado, use as da seção da feirinha!!!

Esta postagem é feita pela minha indgnação quanto a proibição do uso de sacolinhas em supermercados, se proibe a distribuição, mas não a venda, não se abaixa o preço dos produtos como um todo (as sacolinhas nunca são de graça, seu valor está imbutido nos produtos que você compra) e nem criaram uma forma efetiva de coleta de lixo sem sacos plasticos (sem sacolinha, você tem de comprar sacos plasticos pretos para jogar fora seu lixo, que polui a mesma coisa).



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ajuda para Onganima Marilia

Estou divulgado aqui o apelo desta ong, por seu trabalho ser muito legal:

....................................................................................................................................................................................................................................................................
 
O REX PASSOU POR CIRURGIA DA PATA DIANTEIRA E TRASEIRA NO DIA 10/02/2012
ATÉ O MOMENTO ARRECADAMOS R$105,00 – E SUA CIRURGIA E TRATAMENTO JÁ ESTA PASSANDO OS R$1.000,00 - ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS – MAS NÃO PODIAMOS DEIXAR ELE COM AS FRATURAS – SEM FAZER NADA .. ERA SACRIFICAR OU FAZER.. COMO SACRIFICAR UM ANIMAL SADIO?? SEM COMENTARIOS .. NÃO TINHA NEM COMO OPTAR..ERA FAZER A CIRURGIA MESMO.. PEDIMOS ENCARECIDAMENTE A AJUDA PARA PAGAR ESSA CONTA - MESMO QUE SEJA R$5,00 ESSE VALOR NÃO VAI TE APERTAR , MAS VAI AJUDAR MUITO O REX!!! AJUDEM!! VAMOS FAZER ESSA CORRENTE DO BEM...
POSTO DE ARRECADAÇÃO:
CAIXA ECONOMICA FEDERAL – DEPOSITO BANCÁRIO EM NOME DE:
ONG ANIMA – CNPJ 10 268 116/0001-60
Agência 0320 Operação 003 Conta Corrente 13.328-5

EM ENVELOPE FECHADO- DOAÇÃO NOS ENDEREÇOS ABAIXO:

Clinica Vet Caes e Gatos - Rua 21 de Abril 153- Jd M. Isabel
Pet Shop Parati- R Stefhano Mattiuzzo , 210 Jd Parati
Espaço Pet – Av. Washington Luiz 1331
 
 

Usando net discada ou lenta? Dicas para tornar sua vida mais fácil :D

E ai macacada, blz?
Hoje vou postar sobre algo que muitos, mas muitos brasileiros conhecem, sofrem e se iram, mas não tem escapatória, seja por fatores econômicos, seja por falta de oportunidade: internet lenta!

Mas, porque as pessoas ainda tem internet lenta, na era ADSL e 3g?

Os motivos são econômicos (meu caso, pois uso o 3g da Vivo - pretendo mudar para a Tim urgente) e falta de oportunidade (estes quando a pessoa mora num ponto que nem chega sinal adsl e nem o 3g ou 2g).

Bom, segue ai as dicas, caso alguem se perca neste ponto fétido da net e tenha dicas, postem ae no comentário:

1- Use tudo o que puder em modo html!

Muitos sites do Google dão esta opção, de acessar de forma html, o Gmail e Adsense, que são os sites que mais uso no Google lhe dão esta opção.
Quanto ao Orkut, é preferivel usar em modo clássico!

2- Não limpe o cache e histórico do navegador!

Os navegadores geralmente salvam as partes exibidas do site para que, na próxima visita, haja visualização rápida. Deixar esta opção ativa nos navegadores de internet é muito interessante.

3- Se comunique sem webcam, não use emoticos!

Essa é dura para a maioria que gosta de msn e skype, mas, sejamos realistas, com uma net lenta, emoticos e afins só atrapalham! 
Quem tem contatos que adoram emoticos, uma dica: no msn e amsn existe uma opção de desativar a exibição de emoticos, veem lá!

4- Emule só enquanto tu dorme, acordado é de Utorrent!

Ah, o Emule, saudades do tempo em que disiam que, se não tinha no emule, não tinha em lugar nenhum!
A real é que o Emule é um ótimo programa p2p, mas é muito lento, e aqui comigo ele come muita banda.
Use ele enquanto dorme, para baixar aqueles mp3 e compartilhar outros arquivos. Enquanto usa o pc no dia-a-dia, o Utorrent é muito interessante, não trava paginas e afins enquanto tu usa.


5- Use um gerenciador de download

Ter um download quebrado por causa da net ou interrompido por ter de desligar o pc é um saco, ainda mais com net lenta, que demora até semanas algumas coisas!
Se o download vir de uma fonte direta (como uma imagem de linux, por ex), é muito interessante usar usar um gerenciador de downloads, vale a pena mesmo!

6- Se estiver muito lento, não use imagens!

Isso mesmo que você leu. Não veja imagens, leia!
Em muitos navegadores isso é possivel, aqui deixei o Opera com esta incumbencia, quando a net chega a miseros 33kbps. 
No linux, você pode usar o Elinks, muito bom, apesar de que não roda nada alem de texto.

7 - Vai fazer um site ou blog? Faça ele LEVE!!!!!

Isso mesmo, evite visual poluito, muitos gifs ou javascript e outras firulas mais que infernizam aqueles que tem net de 33kbps, use o html básico, facilita muito a vida, javascript e outras firulas, só quando indispensável!!!

Bom, acho que é isto macacada, espero que aqueles que achem este fétido ponto da net tirem algum proveito do que postei aqui!

[dica de site] Ocarinas Peruanas

Segue aqui um link muito legal para quem quer aprender mais sobre ocarinas peruanas, como a oixo e oiso:


Recomendo fortemente o link, muito completo para se entender o dedilhado, seve muito bem para as ocarinas de cabaça e jatobá!