sábado, 28 de janeiro de 2012

[youtube] Ocarina de cabaça

Outra idéia que eu tive, espero que sirva a quem for interessad@!



[youtube] Ocarina de jatobá - 2ª versão

[youtube] Como fazer uma flauta de osso

Achei este vídeo agora, e acho que podem adaptar o processo de construção para outros materiais:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[youtube] Como fazer um Chinelofone

Olá macacada!
Um amigo me mandou este vídeo no facebook, e posto ele aqui, para quem quiser ter uma idéia de como fazer:





Apesar de não aparecer no vídeo, lembro que, para afinar da melhor forma possível, é bom ter um afinador, e se a nota estiver muito alta (sustenido), aumente o tubo, se for muito baixa, diminua o tubo. 

O Massacre de Pinheirinho: A verdade não mora ao lado

E ai macacada!
Esses políticos são todos uns desgraçados, estou revoltado com a situação da galera do Pinheirinhos, muito mesmo!!!!!!!
Deixo aqui um vídeo que explica melhor toda a merda!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ideia para fechar saquinhos com PET

É macacada, não sou muito de pegar qualquer imagem do facebook e postar aqui, mas acho que esta vale a pena:



[youtube] Dhun Vaishnav Jan To - Based on Raga Mishra Khamaj

Simplesmente fantástico este som!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sobre instrumento musical de palheta dupla

Olá macacada! Hoje irei falar sobre instrumentos de palheta dupla, no caso, instrumentos de sopro que usam palheta dupla. Este pequeno texto vem de meu interesse em fabrica-los e de minhas pesquisas quanto a eles.






Palheta de fagote - imagem da wikipedia

Ao contrário do clarinete ou saxofone, estes instrumentos não tem uma boquilha, mas 2 palhetas amarradas direto no tudel, e estas vibram conforme o músico sopra o instrumento. No entanto, onde estas palhetas ficam é outra história.


A gaita-de-fole é um instrumento que usa palheta dupla e palheta simples, no caso, palheta simples no roncão (aquelas saídas de som sem furos para os dedos) e a palheta dupla fica no ponteiro (esta a parte que é digitada as notas). No entanto, a palheta dupla do ponteiro se encontra dentro do ponteiro, e não no bocal do instrumento, sendo o ar do fole que a faz vibrar.


Já para o caso do oboé, corne inglês e fagote, as palhetas ficam no lábio do músico, e requer uma pequena técnica de embocadura para soprar e ressoar.


Mas, como fabrica-las?


Uma opção bem barata para se fazer um instrumento de palheta dupla bem simples, é a do Julio Vasconcelos, que publica, neste vídeo, como fazer uma Charamela:





Acredito que o nome charamela seja errôneo, pois charamela parece remeter a chalumeau, um instrumento de palheta simples, antecessor do clarinete, feito para concorrer em potencia com o oboé. No entanto, este pequeno instrumento musical já serve para entender mais sobre o funcionamento da palheta dupla, além de ser bem divertido toca-lo ^^)


Mas, e se quero fazer palhetas de oboé? 


Bom, nestes 2 videos do youtube, o professor Filipe Freitas ensina a como faze-las com cana (bambú), ainda não testei, mas acredito que funcione bem:








Agora, se o caso for de uma palheta reciclada, podem tentar fazer uma com pet:





Este ultimo vídeo é para palhetas de gaita-de-fole, mas, com pequenas adaptações, serve como palhetas de oboé, aqui testei em tubos de pvc e deu certo, apesar dos harmônicos do tubo serem próximo de um clarinete do que de um oboé. Também é interessante este vídeo pelo fato de mostrar como fazer um tudel.


Além da palheta de pet para gaita-de-fole, tem este video de como fazer sua própria gaita-de-fole, no caso, uma Diy (só possui fole e ponteiro), em inglês:





Além destes planos, tem também, o Kaba Zurna, um parente do oboé, caso alguém seja bem habilidoso, pode tentar faze-lo, como mostra nos links a seguir:


http://www.angelfire.com/art2/otken/zurna_yapimi.htm


Este é um link alternativo que fiz, em virtude de as imagens do site não aparecerem, dependendo da hora:


http://www.4shared.com/office/TRsoB57g/MADE_Kaba_Zurna_traduzido.html


Uma dica para quem quiser fazer o oboé, é que ele é um instrumento cônico, e aprendi isto usando a palheta dupla de pet num tubo de pvc...é até engraçado que ela ressoa grave em tubos de até 32cm de comprimento, e agudo acima disso em comprimento, lembrando muito o efeito de oitavas do clarinete e flautas.


Ademais, é isto, espero que estas dicas sejam úteis a tod@s!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Consertando um pequeno "Saxofone" de brinquedo

Olá macacada, bl?

Hoje irei postar algo muito legal, um brinquedo que ja usei quando criança, e que reencontrei agora que tive minha filha, um ''SAXOFONE'' DE BRINQUEDO:



"Saxofone" porque as notas são emitidas por palhetas do tipo de gaita, sendo em que cada valvula há uma palheta diferente. 

Este brinquedo estava com um problema, que era a falta das molas nas chaves, sendo que quando soprava, não dava para selecionar alguma nota direito.

A solução encontrada foi a colocação de uma borracha na parte de trás das teclas, ficando assim:




Aqui, usei uma borracha chamada neoprene, que tava aqui dando sopa...é aquelas borrachas de rodo, saca? A borracha ta na parte de baixo da chave, onde os dedos vão, e do outro lado (onde não tem borracha), os furos, todos cobertos. Ao pressionar uma chave, o furo é destampado e a nota (ou notas, pois podes ressoar varias chaves - ou todas - abertas) soa. Ao soltar a chave, a nota é encerrada.

Nada também impede de usar outros materiais, como molas de metal...aqui, antes de encontrar esse neoprene, usei pedaços de buxa (essa mesma, de lavar louça) e funcionou.

Quanto as notas do brinquedo, consegui as tirar com o afinador de computador AudioTuner (é de graça, mas não funciona bem com notas muito gravers, só procurar no Google para baixar), e são (de cima para baixo):


1- C5
2- F#5
3-Bb5
4-D6


Caso queiram, tem este video tosco que fiz agora na webcam:



Fica ai a dica, para quem tiver uma preciosidade destas, de como fazer ressoar!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Possibilidades musicais para a Vuvuzela (youtube)

E ai macacada, blz?
Posto este video aqui, uma reportagem do GloboEsporte (eca!), onde se mostra algumas possibilidades de uso da vuvuzela, um tipo de corneta de formato cônico.





Acredito que possa ser feito, no mínimo, um oboé e um saxofone soprano!


Sobre o cara do vídeo, o Leonardo Fuks:
http://lattes.cnpq.br/2102681102100808 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como fazer chaves de pvc para sua flauta de pvc!!


UPDATE SOBRE O ASSUNTO EM http://silviofeitosa.blogspot.com.br/2014/04/youtube-chave-reciclada-para-flauta-de.html


Olá macacada, blz?


Bom, o que vou postar agora é UM PROTÓTIPO  que foi inspirado neste vídeo do Duarte, que prova que não é impossível fazer chaves para flautas de pvc!!!

Na real que meu interesse vem por causa  afinação e  projeção do som, pois com furos de até 10mm é possível tapar e não usar chaves, mas, em flautas grandes ou em instrumentos como o saxofone de pvc, isto se torna quase impossível sem perda de afinação e projeção.

Mas, como fazer com materiais acessíveis e de forma fácil, se o autor do vídeo não deixou nenhum tutorial ou esquema sequer?

Ai entra a minha prática da ciência do concreto, onde arregaço as mangas inexistentes e parto para a confecção!

Primeiro, parti para a confecção dum quenacho, em C/Do, com 62cm de comprimento, cujas medidas dos furos, quem quiser, pode encontrar AQUI! 



Como podem ver, meu dedo mal fechará os furos, já nas afinações reais, então, para isto, resolvi colocar, acima do furo, pedaços de pvc, da mesma medida que usei para fazer esta flauta, no caso, o 25mm:





Para fazer a parte de cima, ou seja, a parte que abre e fecha, usei estas coisinhas brancas ai na foto, que, na verdade, é plastico, acrilico branco, de um gabinete de computador que ia para o lixo.

Também alerto que os pvcs devem ser cortados de forma a estarem o máximo reto/no prumo, pois senão o vazamento de ar será constante, eu mesmo to sofrendo aqui, pois algumas chaves vazam ar por falta de prumo...nada que um pouco de força não resolva, claro, mas que é uma dor de cabeça, ah isto é.

Após serrar os pedaços de pvc (algo em torno de 1cm por nota) e serrar o acrilico (este deu muito trabalho), foi hora de pensar na vedação, e ai entra o EVA, que acabou servindo também como mola:

Chaves sendo coladas no EVA com cola quente.



Os pedaços de pvc uni a flauta com cola quente, e lotei com bastante cola, para evitar problemas de vazamento, ficando assim:



Após a colagem do pvc(como podem ver, ja lembra, ainda que vagamente, um sistema de chaves), veio a colagem do acrilico (usei acrilico por ser algo disponivel no momento para mim, mas pode ser qualquer outro material, tanto que ando pensando em chapa de madeira ou papelão), este tem de ficar um pouco levantado, para poder ter o dedilhado e saída de som quando não apertado.

Recomendo que, para isto, coloque a tampa ja com EVA em cima do pvc, e, com uma tira de EVA, prenda ela na flauta, puxando um pouquinho só, levantando a chave, como na foto a seguir:



Nesta foto, temos a nota B/Si, com a primeira chave a ser colada e finalizada.

Abaixo, fotos da flauta, ja com as chaves:


Aqui, a flauta quenacho já com as 6 chaves, Bohen se revira no túmulo, hehe...

Possíveis problemas:

Um dos problemas que você pode sofrer ao fazer isto é perda/vazamento de ar nas notas, e, para evitar isto, vede a conexão entre a valvula de pvc (aqueles tubinhos que cortei com 1cm) e o pvc da flauta com bastante cola quente. Aqui LOTEI MUITO DE COLA QUENTE, mas funcionou :D

Outro problema, já dito, é a falta de prumo da valvula de pvc em relação a chave, bom, isto só é corrigivel com muita paciência, limando e lixando até dar certo.



........................


Ademais, é isto macacada, logo postarei um vídeo deste meu novo brinquedo, espero que este microtutorial sirva para alguem que queira fazer as chaves, aprimorem bastante, e boa diversão!!!

..........................

Obs: agradecimentos a minha esposa, que me sugeriu o uso de EVA no lugar de outros materiais.


UPDATE SOBRE O ASSUNTO EM http://silviofeitosa.blogspot.com.br/2014/04/youtube-chave-reciclada-para-flauta-de.html

[youtube] Como fazer e tocar um didgeridoo

Salve macacada, blz?


Hoje posto aqui estes videos, ensinando a como fazer e tocar um didgeridoo.




O que é o didgeridoo?


O didgeridoo é um instrumento parecido com o berrante brasileiro, mas, de origem australiana, mais
especificamente, dos povos nativos daquele território.




Lenda de criação:


A lenda de sua criação, segundo os ministrantes da oficina de didgeridoo, no festival Psicodalia de 2011, é de que um nativo vinha passando, e viu um tronco com formigas pegando fogo, e, sensibilizado pela vida das formigas, pegou o tronco e soprou, e as formigas voaram aos céus, formando as primeiras estrelas.


Como tocar?


Para se tocar o didgeridoo, é necessário fazer vibração com os lábios, que nem uma criança faz quando está começando a controlar a boca, o "blllll", fica mais claro no vídeo abaixo:





Como fazer o didgeridoo?


Os didgeridoos que vem da Austrália são, em geral, feitos de tronco de arvores, muito comum serem de eucalipto, mas, isso é muito complicado para um cidadão comum, logo, a solução é recorrer ao pvc ou outros materiais, como bambú, ou, como no meu caso, tubos de papelão.


No meu caso, peguei um tubo de papelão de mais ou menos 20cm de diâmetro e algo em torno de 1,20m de comprimento, e, para o bocal, uni com papietagem um tubo de plástico de linha de crochet, e o resultado fico até apreciável, conforme segue este vídeo abaixo:





Já para fazer didgeridoos de bambú ou pvc, recomendo ver estes videos:











Também podemos ver, neste video, outras possibilidade, no caso, didgeridoo feito inteiro de papel:





Estes 2 videos aqui mostram ainda uma outra hipótese, que é o didgeridoo feito de metal, achei legal, e um dia acho que vou testar:








E ainda tem essa opção, de fibra de vidro:





Bom, acho que é isso macacada, espero que, vocês, do alto das selvas internérdicas, toquem muito didgeridoo :D

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plano de como fazer o Kaba Zurna

E ai macacada, tudo em riba?


Hoje venho aqui, neste humilde e fétido ponto perdido na internerd da vida para postar um treco legal, ou seja, um plano que eu achei na net de como fazer o kaba zurna !!!


Mas, que porra é essa?


O Zurna, segundo o site http://www.angelfire.com/art2/otken/zurna_yapimi.htm (tradução: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=tr|pt&u=http://www.angelfire.com/art2/otken/zurna_yapimi.htm) é um instrumento de palheta dupla, cônico, de origem do oriente médio. A palavra zurna vem do idioma persa, e representa a onomatopéia do instrumento.


Podemos dizer que o zurna é um parente do oboé, pois ambos tem palheta dupla e tubos cônicos (apesar do zurna ser mais na extremidade, e o oboé ser mais suave e uniforme).


Bom, segue abaixo o link do 4shared para o plano que catei no site acima, em .doc e, abaixo, o mesmo plano, só que disponivel sem switchero:


Site para donaldear: http://www.4shared.com/office/TRsoB57g/MADE_Kaba_Zurna_traduzido.html
..............................................



Faça o  Kaba Zurna


Transformar o corpo
Entre as pessoas, árvores frutíferas, as quais estão a ser dito chifres feitos. Mas até agora o melhor da árvore de ameixa, que zurnalardır zurnaların. De 10 cm. de largura, 60 cm. corte um pedaço de árvore de ameixa, jateamento ao metal chamado com um cinzel é feita através da fixação da superfície externa da rodada.

Assim, do mesmo tamanho (10 cm. Diâmetro, 60 cm. Long) forma cilíndrica é obtida. Obtidos a partir da forma cilíndrica da árvore, continuando a corrigir a forma da zurna é removido.

Ser abertas para
A árvore resultante, o lado inferior da clarion nova forma de sino parte 8 cm., A parte superior é de 3 cm. é grande. Os restantes 7 cm de diâmetro produtor pode fazer algumas do padrão não é observado em 10 cm, pode alguém, fazer os chifres não são padrão para a tomada de medidas são também surpreendeu. Obtidos a partir da parte interna da broca zurna, madeira torno, e com a ajuda de um oyulur fina. A primeira etapa, o tamanho real do espaço em que a madeira é perfurada zurna broca quebrar. Por esta razão, antes de pop um buraco em uma fina. Este buraco no "buraco piloto" é chamado. Então, gradualmente aumentando a espessura de brocas para chifres gradualmente trazidos para o tamanho normal.

Prorrogado por
No entanto, isso não é possível obter o som zurnadan. Por esta razão, o restante dos 15 zurna centímetros do interior. up up up de onde os buracos da explosão com o diabo para corrigir um pouco mais de escultura, feitas cônico. Assim, o corpo principal do zurna, foi descoberto.

Correção da superfície externa
A próxima etapa é o sino de abertura no interior das máquinas-ferramentas que utilizam artesãos mão usando técnicas de seu sino de abertura interna, em seguida, eles abrem
O interior do interior do sino de abertura com a mão para corrigir os restantes
Novo processo, necessário para o roubo, e abertura do processo de fixação dos buracos, que vai ser determinado.

Determinação do espaçamento buraco
Zurna é uma medida padrão usado na abertura dos buracos. Cada mestre tem suas próprias dimensões.

Fixação espaçamento buraco
O diâmetro dos furos fixa abriu alargando gradualmente a queimadura. onde perfurar os orifícios para a mudança não é padrão.

A abertura dos buracos queimados
Isso também evita que o zurna de se tornar o padrão. Eu fiz um monte de dimensões dadas aqui é que os resultados comuns que kabazurna
            Linguagem grosseira, incluindo o zurna ........ 53 comprimento do corpo cm.
            ...................................... O restante do diâmetro externo de 8 cm.
            A parte restante do diâmetro interno (espessura da parede 7,2 centímetros )..................
            Diâmetro externo da parte superior do corpo .......................... 3 cm.
            A parte superior do corpo é o diâmetro interno (espessura da parede 1,6 centímetros )......

            Distâncias a partir do furo principal no corpo a partir do topo
            1.          Buraco                           6 cm. 'No
            2.          Buraco                           De 10 cm. 'No
            3.          Buraco                           14 cm. 'No
            4.          Buraco                           18 cm. 'No
            5.          Buraco                           22 cm. 'No
            6.         Buraco                           26 cm. 'No
            7.          Buraco                          De 30 cm. 'No
            8.          Buraco                          8 cm. 'No         (Média do buraco no nível do corpo por trás do 1 º e 2).
            Há 8 buraco principal 7 mm de diâmetro. 'É

            O diabo o restante das distâncias buraco       :
            3. Em seguida buracos Satanás      (3 unidades)         38 cm. '(The zurna do topo   de)
         2.   Satanás próximo buraco           (1 médio)         42 cm. 'No
1. Buracos próximos Satanás 46cm (3 peças). "No
            5,5 milímetros de diâmetro buracos no Diabo. "Dir.
Uma vez aberto, todos os buracos nos chifres zurna (internos e externos) são corrigidos por lixar madeira. .

E lixar do interior da superfície externa

Corpo terminou
Construção da Linguagem
É uma das partes mais importantes do zurna. Buxo árvore é feita de 99%. Curso de língua dentro do tubo e cana, o som real. Estas duas partes é obtido. De 20 cm. de comprimento e 4 cm. diâmetro da árvore de buxo, Torno, vai entrar no top do tamanho da explosão até que ele é diluído com o zurna.

Afinamento da língua
Quando você entra não deve ser muito apertado ou muito zurna abundante. Parte 3 da língua que entram na zurna até o final do buraco deve ser. (150 cm).. Diâmetro da estrutura interna desta seção é o mesmo que o zurna. (1,6 Cm..). A língua, o restante do comprimento e diâmetro de 3 cm para fora da zurna. 'É. Linguagem, Torno 7 mm. "Dos longitudinal perfurado com uma broca.

Abertura das orientações linguagem
10 milímetros na parte superior da língua. perfurados para cima. Em direção ao canto inferior direito da 7 mm.para baixo como uma vela leve é fornecido. Mais uma vez, como a linguagem zurnadaki delindiği primeiro furo piloto guiado, em seguida, o tamanho real dos buracos são.

Seja o tamanho real da língua
Depois de perfurar a parte da frente da língua, o zurna 1 buraco desde o início, na parte de trás do zurna 8buraco é cortado desde o início.

Cortando o meio da língua
Lado é apenas parte de buxo. Estas peças são cortadas, a fim de alcançar uma boa linguagem é corrigido lixando mão ou com uma faca.

Lixa ou uma faca para corrigir a linguagem
O resultado língua, enquanto outro está queimado quando um som danos ıslığa similar. Se este som não é possível realizar uma çıkartılmazsa boa linguagem. A linguagem em si é feito um para o outro não zurnalara zurna. Isto é devido ao trabalho feito em um padrão. Linguagem, após a inserção no comprimento zurna zurna 56 cm. é.
     Tubo   Fazer
A construção da tubulação, a pessoa jogar zurna medições são feitas em termos. Em outras partes do zurna é realizada de acordo com o tamanho do produtor de chifres. Experiência de intérprete é muito importante na tomada de um tubo bem.
Minas de amarelo e prata são frequentemente utilizados no fabrico de tubos. Ocorre na parte inferior, mas é caro para o meu. 0,25 mm de espessura utilizada nos metais. 'É o tamanho do tubo para o velho artistas clarion clarion tocando é uma medida que julgar conveniente, e toda a gente tomou a decisão.
            Dimensões da abertura do tubo no formulário abaixo   são mostrados.

Figura 1 Descrição intersecção Bo
Medidas dadas na figura 1, a peça de corte de metal, facões e cachos. Curling ferro e um instrumento forjado em tamanho, que é continuado no conselho rolou, bateu com um martelo. A operação de calibração, o tamanho real das grandes dimensões do batido até que seja feito em etapas. O metal laminado, 55 mm.bileştirilir confins do tempo. kaybettirilir recursos adicionais podem ser feitas e onde. Se a fonte não pode ser combinado com dribles bom do ar durante o som não pode ser alcançado se saudável.

Imagem 16 Tubo
            Pipe, linguagem, alguns de 10 mm. "Deverá entrar no buraco da parte exterior, devido ao tamanho do fio enrolado engrossado na língua. Assim, no tubo de forma cónica exterior, envolto em corda achatada. Esse processo também pode ser feito com corda de cortiça ou couro.
Para o exterior do tubo, a corda não mudaria os enfeites são feitos de diferentes maneiras.

Pronto para tubos
Reed Fazer e Conexão
Kaba zurna que é um dos mais importantes reed água fresca que cresce nas bordas, e conhecido popularmente como "água de cana", a frase é derivado de uma planta. Reed água é coletada de duas formas.
1.)             Que floresceu canas cortadas İlkbahar'da. Por um período de 1-1,5 meses para descansar até que comecem a tornar-se frágil. Durante este tempo, a cor de palha verde amarelo. Kurutulmaması exigiu uma série de cana, ou se preparando para ser chifres quebrados.
2.)             Causas naturais que floresceu juncos İlkbahar'da quebrado, e, portanto, não pode crescer.Comprimento da cana cresceu na água como uma conseqüência natural de ficar seco e pronto para auto-construção. Em condições de umidade e são melhor qualidade do que a cana restante é principalmente Terve-CIH. Este número pode ser jogado por um longo tempo, água hastes de cana-de-qualidade estão preparados chifres.
De qualquer maneira, a água coletada em kamışlarının, é como uma caneta vazia. A parte interna é coberta com uma fina membrana. Primeiro de tudo ele deve ser desligado da membrana. A oca, membrana em forma de caneta é removida eo comprimento de 20-30 cm. A água kamışlarına "lança" é chamado. A Pedestrian zurna cana por 10 ou 15 pode ocorrer. Pedestres duração cana cortada de 2,5 cm. Não é bom all-around dır.Fakat a cana cortada. Bom ser capaz de roubar uma bengala rattan 10 ou 20 podem precisar de sacrifício.Pedestres diâmetro cana cortada, áspera zurnadaki é proporcional ao tamanho do tubo. Geralmente, 1 cm. de diâmetro.

Imagem 12 Kargılar

            Kargılar na forma de preparar a segunda fase da água junco, cana, cana-de-corte dos chifres é o processo de encolhimento. Nesta fase,   2 cm. de comprimento e 1 cm. cortam os juncos, primeiro embebido em uma variedade de maneiras. (Água, saliva, chá bebida, leite, etc) .. Para a cana umedecido, metade em forma de cone-pedaço de madeira está inserido. Esta espessura da placa em forma de cone, zurnadaki tamanho do tubo deve ser o mesmo. Reed, que é até em nível de placa com a parte de fora, cai para um fio fino enrolado começou. Este processo é o processo de encolhimento da cana. Um processo que requer muito cuidado deve katlanmaması encolhendo reed.
Processo de encolhimento é concluído, a remoção da cana Deixe secar na madeira. Dissolvido na seca cana, cordas e na madeira é removida. Reed, veio a moldar o tubo será ligado. Necessário para a secagem da palheta na forma desejada, caso contrário, ele retorna à sua forma original quando é dissolvida corda.Processo de encolhimento é concluída, a cana está pronto para ser conectado à tubulação.

Processo Pucker
Do alto do diâmetro do tubo eo diâmetro da palheta está pronto para o mesmo. Assim, reed pipe é inserido, o comprimento do tubo, é inserido na cana, diminuindo a partir do zero. Reed, o tubo está ligado a uma corda esticada muito fino. Enrugar-se na cana deve ser nivelada com o tubo, se ele está conectado à parte superior ou inferior da büzgünün, cana, pode ser derivada de um tom saudável. Portanto, o cuidado deve ser conectado ao nível do encontro.
A parte superior da palheta é conectado ao tubo em um círculo. A fim de obter som, cana, os dois lados têm de estar unidos. Este processo, entre o polegar eo dedo indicador, é fornecido pela compressão da palheta.Aresta ligando dois cana, a fim de evitar arredondar novamente até que esteja seco que você precisa para continuar a comprimir.

Conectar e Cane Estado Conectado
Preparado para a cana, strutting, a fim de alcançar o som, caniço com molhando saliva é necessária. Som cana seca não pode ser alcançado a qualquer momento. Tempo para jogar em Zurna cana, molhadas de cada vez.
Kaba Zurna Cuidados
Fora do novo edifício foram dentro e para fora antes de começar a desempenhar um zurna, gás misturado e óleo derramado na máquina. O líquido é derramado, absorva a árvore é fornecido. Para um líquido volátil que leva 1-2 semanas para secar na zurna. O objetivo deste zurna perda de fluido, o líquido absorve os poros das brechas árvore perto de evitar rachaduras nos primeiros roubado.
Kaba Zurna seca rapidamente no verão. Por esta razão, dentro e fora todos os meses ou quando zurna necessário, sementes de gergelim, amêndoas ou lubrificado com óleo de máquina.
Paredes internas de um zurna é usado constantemente como resultado do acúmulo de saliva suja. Esta sujeira, causando deterioração do zurnada afinação e entonação. Ele também incha devido à linguagem de umidade comumente utilizados na zurna. Limpar o interior do zurna é necessária para a remoção de parte da língua inchada. Esta instituição não deve ser usado para o 1-2 zurna semanas. Caso contrário, a linguagem que está inchado, é forçado a sair na língua e chifres quebrados. Descansou após a remoção da porção da parede interna da língua zurna com uma água que flui é limpo com uma escova adequada. A língua é um pedaço sujo de pano com uma parte limpa da saliva. Zurnadan removido da parte seca da língua, as duas extremidades se unem na zurna. Molhagem e adesão ao molhá-lo antes de abrir o caminho para a linguagem precisa ser inserido zurna limpos.
Dentro de um zurnadan umidificado sempre melhor para obter um timbre. Por esta razão, a pessoa jogando, uma hora antes çalımdan zurna ıslatması necessariamente dentro da cana, umidificação, e chifres. Caso contrário, os chifres não jogar em uma cana-de-unwetted.