sábado, 8 de outubro de 2011

[Dica de som] Uakti - uma banda foda!

Olá macacada!
Hoje trago uma dica de som muito legal e relativamente desconhecida do povão, o som do UAKTI!

Segundo o Wikipedia "O Uakti é um grupo brasileiro de música instrumental, formado por Marco Antônio Guimarães, Artur Andrés Ribeiro, Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos. O Uakti é conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, construídos pelo próprio grupo", e seu nome é originario "...de uma lenda dos índios Tukano. Uakti era um ser mitológico que vivia às margens do Rio Negro. Seu corpo era repleto de furos que ao serem atravessados pelo vento emitiam sons que encantavam as mulheres da tribo. Os homens perseguiram Uakti e o mataram. No local onde seus restos foram enterrados nasceram palmeiras que os índios usaram para fazer flautas de som encantador como os produzidos pelo corpo de Uakti."


Conheci o som deles quando, a alguns anos, assisti o filme Ensaio sobre a Cegueira, baseado no livro do Saramago, e, alguns anos depois, vi os extras do DVD (assisti o filme pela primeira vez em VHS - que pré-historico estou em?-), fiquei encantado na forma que eles faziam as musicas, os sons, que para mim são muito belos, e ainda com materiais reciclados, materiais disponiveis facilmente...aquilo para mim foi uma revolução, e, mesmo ainda não tocando nenhum instrumento musical, fiquei muito inclinado em aprender algo, bem como muito tentado em fazer meu próprio instrumento... quem diria, anos depois, toco flauta, um instrumento que na época nem pensei em tocar, e faço minhas flautas, meus saxofones, em bambu e pvc!

O som do Uakti é muito relaxante (para mim, claro), e curto muito ouvir enquanto faço fichamentos, estudo, ou quero fazer algo com som ambiente...para quem quer tocar, é uma boa ouvir, muitas vezes tive idéias de composições ao ouvir o som deles...outras vezes achei que o som deles enquadra legal em jogos como Donkey Kong Country (sim, eu jogo emulador sem som e com o Uakti rodando, afinal, o som deles é legal, e agrada a todos de casa, ao contrario dos sons dos jogos).

Enfim, fica a dica do som, caso queiram ouvir, recomendo o primeiro disco deles, o Uakti - Oficina Instrumental, bem como o disco I-Ching.

Site oficial (da até pra brincar no site deles com uns sons, uma idéia muito legal que recomendo a todos que resolverem ver o site, apesar dele só rodar bem no Iexplorer): http://www.uakti.com.br/

Video - Promessas do Sol:




Nenhum comentário:

Postar um comentário