quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A saga de instalar o Windows Xp (arcade favorito) Instalado via pendrive e resolvendo os problemas do arquivo de boot - tutorial explicando como formatar, instalar e resolver, mais o porque dos problemas (eita titulo grande)

E ai macacada, blz?
Este post deveria ter sido publicado no ano passado, mas, por esquecimento, publico agora :p


....


Bom, hoje, depois de muito quebrar a cabeça, consegui superar 2 problemas bem chatos, no caso, de instalar o Windows Xp via pendrive, e, arrumar o boot dele.
Segue abaixo a estória para quem estiver interessado em ler, e, mais para frente, algumas informações para aqueles que tiverem os mesmos problemas que eu.



Porque instalei o Xp se sou usuário confesso do pinguim?

Bom, o motivo de eu ainda continuar no Windows é porque ele é meu arcade favorito.
Muitos jogos que eu gosto são da decada de 90, e muitos emuladores funcionam muito bem obrigado no Windows, principalmente as versões mais recentes do Mame, Nebula e Neorage, então, mantive sempre uma partição de uns 10 a 15 gigas para o Windows + jogos, e o restante para o pinguim.
Claro que tem o Mame para Linux, bem como uma versão do Neorage, mas, para mim, no atual momento, compensa mais usar os emuladores no Windows do que no Linux, visto que eles rodam melhor, mais leve e sem dores de cabeça (o emulador de Neo-Geo do linux me surrou feio que acho que traumatizei).
Por estas e outras, o meu arcade favorito ainda sobrevive em minha maquina.

Quanto começaram meus problemas?


Meus problemas começaram quando meu driver de dvd deu pal, junto de um tropeção no fio da energia do pc, que detonou com o Windows.
Ok, eu tinha feito o backup dos dados, fora que estava separada as partições (no caso, era C para o Windows, D para mim, e outras para o linux).
Como resolvi deixar esta maquina para jogatina, esta foi a desculpa final para tirar o Debian dela e transferir tudo para minha nova maquina, então, vem o problema, como formatar a partição do Debian e instalar o Windows sem o driver de cd?


Instalando o Windows com o WinToFlash:


Para superar o problema citado, e,  após pastar um pouco no Google, achei no Softdownload este programinha interessante, o WinToFlash.


"O programa copia o disco completo do Windows, incluindo o setor de boot, o que significa que você pode instalar o Windows em computadores que não tenham drive de CD ou DVD totalmente pelo pendrive, dando o boot pelo USB.





Problemas quanto ao boot:

Após a instalação concluida, poderá ocorrer 2 erros: 1 reclamando da falta do arquivo hal.dll e, outro, referente ao caminho do boot especificado no sistema.
Seja qual for, escolha a segunda opção de debug, quando iniciar pelo pendrive, e, após iniciar o Windows, vá em Meu Computador, acesse as opções Proprioedades clicando com o botão direito em algum local vazio, acesse a aba Avançado, opção Configurações, e, lá, acesse a opção Editar, isto abrira um bloco de notas. 
Este bloco de notas deve ter um arquivo parecido com este, de nome boot:


[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" 

O arquivo acima é de um Windows normal, e retirei do site da Microsoft...abaixo, segue o meu arquivo de boot, ou, no caso, o backup que fiz dele:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Reparem que a opção rdisk esta marcada com 1, quando deveria ser 0 (afinal, é assim que o bios aponta o meu hd, como ide0)
A solução é bem simples e facil, basta trocar o rdisk(1) para rdisk(0), como abaixo:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect






Bibliografia:


http://support.microsoft.com/kb/289022/pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário