quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Salvando downloads incompletos no aMule/eMule

Ola macacada, tudo blz?
Este pequeno artigo foi feito por mim e publicado no site Comunidade Linux Brasil a algum tempo, e, divulgo ele aqui tambem pelo fim de acumulo e divulgação de conhecimento, bem como a esperança de que ele seja util para alguem.
Quem quiser acessar a postagem original, só ir neste link: http://comunidade-linux-brasil.info/content/view/131/21/



.................................................................................................




1-INTRODUÇÃO:

É muito comum, hoje em dia, usar-mos para a obtenção de arquivos os clientes p2p (peer-to-peer), sendo que um dos clientes mais adotados, atualmente, no Windows, é o eMule, possuindo seu similar no linux, no caso, o aMule.

Ocorre que, dependendo da necessidade, ou da situação, é necessário se formatar o computador por causa de algum vírus (no caso do Windows), para a mudança de distribuição (no caso do linux), ou ainda, o usuário pode estar migrando do Windows para o Linux, ou o contrário também.


2-JUSTIFICATIVA:

Este artigo visa facilitar e informar os usuários, tanto de Windows, Linux, ou ainda, os que estejam migrando de plataformas, evitando a perda de tempo ao ter de reefetuar o download, usando os conteúdos incompletos para poder prosseguir do ponto de onde parou, economizando tempo. 3-SOBRE O EMULE:

O eMule é um aplicativo de compartilhamento de arquivos (ou ficheiros) através de cliente/servidor que trabalha com as redes eDonkey2000 e Kad oferecendo mais funções do que o cliente eDonkey padrão.

O projeto eMule começou em 13 de maio de 2002 por Hendrik Breitkreuz (também conhecido como "Merkur"), que estava insatisfeito com o cliente eDonkey2000 original. Com o tempo, mais desenvolvedores se juntaram ao projeto. O primeiro código lançado foi a versão 0.02 e publicado no SourceForge em 6 de Julho de 2002.
A primeira versão operacional lançada ao público foi a 0.05a em 4 de agosto de 2002. O sistema de créditos foi implementado pela primeira vez na versão 0.19a. O site foi iniciado em 8 de dezembro de 2003.
4-SOBRE O AMULE:

O aMule é uma bifurcação do código-fonte do xMule, que, por sua vez, é uma bifurcação do projecto Imule, que foi a primeira tentativa de trazer o cliente eMule para Linux. Tal como o eMule, o aMule é Software Livre, publicado sob a GNU General Public License.
O objectivo definido do projecto aMule é o de ser o "emule de todas as plataformas". Actualmente existem versões para Linux, Mac OS X, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris e Windows.
Desde o início do projecto como uma bifurcação não-amigável do projecto xMule, tem havido animosidades contínuas entre os desenvolvedores e apoiantes desses projectos.
A conformidade do projeto aMule com a GPL foi discutida várias vezes, principalmente em resposta às críticas do único desenvolvedor do xMule que restou após a bifurcação. No entanto, a partir de contactos com a Free Software Foundation feitos pelo criador do aMule, a licença do aMule foi alterada ao ponto de já se encontrar em total conformidade com a GPL.

5-BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE OS DOWNLOADS DO AMULE/EMULE:

Os programas aMule e eMule trabalham de forma muito similar, no que se refere ao armazenamento de arquivos incompletos e completos, usando nomes similares e tipos/extensões de arquivos similares.

Em ambos os programas, os downloads completos são depositados dentro da pasta Incoming, enquanto que os downloads incompletos ficam dentro da pasta Temp.
Dentro da pasta Temp de ambos os programas, poderemos ver que existem 3 tipos de aquivos, que são:

1- part: São arquivos que guardam partes do download,ocupando o mesmo espaço que um dia será o arquivo final. São estes os arquivos acessados quando se manda pré-vizualizar um arquivo em download (ou seja, ver as partes ja existentes). Os arquivos part (e, consequentemente os part.met e part.met.bak) são nomeados por números, a cada vez que se adiciona um novo download, ele será nomeado com um numero superior que o antigo, portanto, se encontrará arquivos nomeados como 001.part, 001.part.met.
2-part.met: Este tipo de arquivo contem informações sobre o download do arquivo, sendo que, cada arquivo part.met está destinado a um arquivo. Caso suma algum dos arquivos part.met ou corrompa (muito raro no linux), o download irá parar.
3- part.met.bak: São arquivos de backup do part.met original. Caso o part.met corrompa ou suma, basta renomear o part.met.bak para part.met, que ele assumirá o lugar e download pode ser efetudado normalmente.

Depois que o download for completado, o arquivo é renomeado de part para seu nome real, e é remanejado da pasta Temp para a pasta Incoming.

6-LOCALIZANDO E SALVANDO OS DOWNLOADS INCOMPLETOS DO AMULE/EMULE:


6.1- no Windows:

Para se acessar a pasta Temp no Windows, é necessário ir em MeuComputador-Arquivo de Programas - eMule - Temp, bastando copia-la e colar ela (ou os arquivos dela) em outro computador com o eMule instalado (ou após a reinstalação do eMule, caso o computador com Windows tenha sido formatado).

6.2- no Linux:

Os arquivos do aMule, no Linux, se encontram ocultos na pasta home do usuário. Para acessa-la no modo gráfico, é necessario, caso esteja no Gnome/XFCE, ir no menu Ver - Arquivos Ocultos, ou,  caso esteja no KDE com o Konqueror, acessar o menu Ver-Mostrar Arquivos Ocultos.

Através do terminal, a pasta pode ser acessada pelo comando cd /home/seuusuario/.aMule/Temp

Basta salvar a pasta (ou seu conteudo), instalar o aMule após a formatação/instalação de outra distro, e ter a felicidade de continuar baixando seus arquivos :-).

6.3 - pegando somente os arquivos que interessa:

Muitas vezes pode ser interessante salvar somente algum arquivo dentre os demais, seja por economia de disco, seja porque em outro computador o arquivo ja esteja sendo baixado.

Caso você vá transferir os arquivos da pasta Temp para outra de um cliente que ja tenha downloads em ação, é necessário conferir o nome dos arquivos part, para não ocorrer o risco de se deletar downloads.

Caso ja tenha arquivos part com o mesmo nome do que você pretende continuar, basta renomear os arquivos para um número superior ao ultimo download (por exemplo, os arquivos do ultimo download incompleto/em andamento é 029.part, 029.part.met e 029.part.met.bak, basta renomear os arquivos que se deseja acrescentar para 030.part, 030.part.met e 030.part.met.bak).

Bibliografia:

Site oficial do eMule:
http://www.emule-project.net/home/perl/general.cgi?l=30

Site oficial do aMule:
www.amule.org/

Fórum do eMule:
http://forum.emule-project.net/





Nenhum comentário:

Postar um comentário