domingo, 25 de setembro de 2016

Shakuhachi hocchiku 2.06 shaku em Sol grave - medidas e vídeo

Olá povo, fmz?

Hoje posto aqui um vídeo e as medidas de um shakuhachi hocchiku e Sol grave. Ele foi feito de 2 gomos de bambu gigante, e o unico tratamento foi fogo para tirar umidade, além de fogo e ferro quente para furar e fazer bocal.

Medidas:

Comprimento: 79cm - 2,06 shaku

Furos (da ponta do fim até o bocal):


A - 65 cm
B - 58 cm
C#- 47cm
Eb- 38,6cm
F# (furo do polegar) - 32,5 cm

Diâmetro do bambu: 3 cm Vídeo:

domingo, 4 de setembro de 2016

Flauta quena de tubo quadrado - um teste/protótipo [com vídeo]

Salve salve todxs que leem este ponto perdido na internerd! Faz tempo que não posto, mas, é difícil postar cotidianamente coisas mais relevantes, visto que requer muito teste...mas, enfim, vamos lá!

Flautas quadradas são uma invenção que, ao que parece, remontam ao século XX. Segundo o site do Quinta Essência, Herbert Paetzol adaptou tubos de órgãos para serem flautas graves, sendo o registro mais baixo por elas Fá1! Tais flautas são feitas de madeirite, bem como são grandes, tendo mais de 2 metros a Fá1. Algo que um luthier tupiniquim pode se dar ao trabalho de fazer, caso conheça um mínimo de como funciona as flautas doces. Porém, jamais desejei tal, visto que é enorme, e não caberia em casa.

No entanto, eis que me perguntava: seria possível confeccionar flautas com tubo quadrado em medidas menores?
Essa pergunta surge em virtude de saber que há tubos, principalmente de metal, com tais formatos. Seria uma vantagem também para fazer chaves mais simples em flautas maiores.

Eis que a oportunidade apareceu, quando achei um descarte, um tubo de gondola de supermercado sendo descartado, com 30 cm de comprimento por 2,4 cm de diâmetro! Poderia ser uma flauta em C soprano, mas, infelizmente, a ponta estava rachada de forma irreparável, logo, tive de encurtar para 22 cm, fazendo a nota mais grave ser D#.

Furos (do fim para o bocal):
f:4,5cm
f#:6,5cm
g#:8,4cm
a#:12,3cm
c#:14cm

Vantagem: mostra que outros materiais descartados, com formas que não cilíndricas podem ser reaproveitados e transformados em flautas.

Desvantagem: o comprimento de tal instrumento x diâmetro não permite oitavar.

Vídeo:



Como próximo passo, penso em testar com um comprimento maior, digamos, 40cm, para ver se joga bem! Infelizmente os testes como transversal não foram muito bons, mas, creio que como quena e flauta doce sejam possíveis.

Referências:

http://quintaessentia.com.br/infinidade-de-instrumentos/