terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sobre instrumento musical de palheta dupla

Olá macacada! Hoje irei falar sobre instrumentos de palheta dupla, no caso, instrumentos de sopro que usam palheta dupla. Este pequeno texto vem de meu interesse em fabrica-los e de minhas pesquisas quanto a eles.






Palheta de fagote - imagem da wikipedia

Ao contrário do clarinete ou saxofone, estes instrumentos não tem uma boquilha, mas 2 palhetas amarradas direto no tudel, e estas vibram conforme o músico sopra o instrumento. No entanto, onde estas palhetas ficam é outra história.


A gaita-de-fole é um instrumento que usa palheta dupla e palheta simples, no caso, palheta simples no roncão (aquelas saídas de som sem furos para os dedos) e a palheta dupla fica no ponteiro (esta a parte que é digitada as notas). No entanto, a palheta dupla do ponteiro se encontra dentro do ponteiro, e não no bocal do instrumento, sendo o ar do fole que a faz vibrar.


Já para o caso do oboé, corne inglês e fagote, as palhetas ficam no lábio do músico, e requer uma pequena técnica de embocadura para soprar e ressoar.


Mas, como fabrica-las?


Uma opção bem barata para se fazer um instrumento de palheta dupla bem simples, é a do Julio Vasconcelos, que publica, neste vídeo, como fazer uma Charamela:





Acredito que o nome charamela seja errôneo, pois charamela parece remeter a chalumeau, um instrumento de palheta simples, antecessor do clarinete, feito para concorrer em potencia com o oboé. No entanto, este pequeno instrumento musical já serve para entender mais sobre o funcionamento da palheta dupla, além de ser bem divertido toca-lo ^^)


Mas, e se quero fazer palhetas de oboé? 


Bom, nestes 2 videos do youtube, o professor Filipe Freitas ensina a como faze-las com cana (bambú), ainda não testei, mas acredito que funcione bem:








Agora, se o caso for de uma palheta reciclada, podem tentar fazer uma com pet:





Este ultimo vídeo é para palhetas de gaita-de-fole, mas, com pequenas adaptações, serve como palhetas de oboé, aqui testei em tubos de pvc e deu certo, apesar dos harmônicos do tubo serem próximo de um clarinete do que de um oboé. Também é interessante este vídeo pelo fato de mostrar como fazer um tudel.


Além da palheta de pet para gaita-de-fole, tem este video de como fazer sua própria gaita-de-fole, no caso, uma Diy (só possui fole e ponteiro), em inglês:





Além destes planos, tem também, o Kaba Zurna, um parente do oboé, caso alguém seja bem habilidoso, pode tentar faze-lo, como mostra nos links a seguir:


http://www.angelfire.com/art2/otken/zurna_yapimi.htm


Este é um link alternativo que fiz, em virtude de as imagens do site não aparecerem, dependendo da hora:


http://www.4shared.com/office/TRsoB57g/MADE_Kaba_Zurna_traduzido.html


Uma dica para quem quiser fazer o oboé, é que ele é um instrumento cônico, e aprendi isto usando a palheta dupla de pet num tubo de pvc...é até engraçado que ela ressoa grave em tubos de até 32cm de comprimento, e agudo acima disso em comprimento, lembrando muito o efeito de oitavas do clarinete e flautas.


Ademais, é isto, espero que estas dicas sejam úteis a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário