terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como fazer chaves de pvc para sua flauta de pvc!!


UPDATE SOBRE O ASSUNTO EM http://silviofeitosa.blogspot.com.br/2014/04/youtube-chave-reciclada-para-flauta-de.html


Olá macacada, blz?


Bom, o que vou postar agora é UM PROTÓTIPO  que foi inspirado neste vídeo do Duarte, que prova que não é impossível fazer chaves para flautas de pvc!!!

Na real que meu interesse vem por causa  afinação e  projeção do som, pois com furos de até 10mm é possível tapar e não usar chaves, mas, em flautas grandes ou em instrumentos como o saxofone de pvc, isto se torna quase impossível sem perda de afinação e projeção.

Mas, como fazer com materiais acessíveis e de forma fácil, se o autor do vídeo não deixou nenhum tutorial ou esquema sequer?

Ai entra a minha prática da ciência do concreto, onde arregaço as mangas inexistentes e parto para a confecção!

Primeiro, parti para a confecção dum quenacho, em C/Do, com 62cm de comprimento, cujas medidas dos furos, quem quiser, pode encontrar AQUI! 



Como podem ver, meu dedo mal fechará os furos, já nas afinações reais, então, para isto, resolvi colocar, acima do furo, pedaços de pvc, da mesma medida que usei para fazer esta flauta, no caso, o 25mm:





Para fazer a parte de cima, ou seja, a parte que abre e fecha, usei estas coisinhas brancas ai na foto, que, na verdade, é plastico, acrilico branco, de um gabinete de computador que ia para o lixo.

Também alerto que os pvcs devem ser cortados de forma a estarem o máximo reto/no prumo, pois senão o vazamento de ar será constante, eu mesmo to sofrendo aqui, pois algumas chaves vazam ar por falta de prumo...nada que um pouco de força não resolva, claro, mas que é uma dor de cabeça, ah isto é.

Após serrar os pedaços de pvc (algo em torno de 1cm por nota) e serrar o acrilico (este deu muito trabalho), foi hora de pensar na vedação, e ai entra o EVA, que acabou servindo também como mola:

Chaves sendo coladas no EVA com cola quente.



Os pedaços de pvc uni a flauta com cola quente, e lotei com bastante cola, para evitar problemas de vazamento, ficando assim:



Após a colagem do pvc(como podem ver, ja lembra, ainda que vagamente, um sistema de chaves), veio a colagem do acrilico (usei acrilico por ser algo disponivel no momento para mim, mas pode ser qualquer outro material, tanto que ando pensando em chapa de madeira ou papelão), este tem de ficar um pouco levantado, para poder ter o dedilhado e saída de som quando não apertado.

Recomendo que, para isto, coloque a tampa ja com EVA em cima do pvc, e, com uma tira de EVA, prenda ela na flauta, puxando um pouquinho só, levantando a chave, como na foto a seguir:



Nesta foto, temos a nota B/Si, com a primeira chave a ser colada e finalizada.

Abaixo, fotos da flauta, ja com as chaves:


Aqui, a flauta quenacho já com as 6 chaves, Bohen se revira no túmulo, hehe...

Possíveis problemas:

Um dos problemas que você pode sofrer ao fazer isto é perda/vazamento de ar nas notas, e, para evitar isto, vede a conexão entre a valvula de pvc (aqueles tubinhos que cortei com 1cm) e o pvc da flauta com bastante cola quente. Aqui LOTEI MUITO DE COLA QUENTE, mas funcionou :D

Outro problema, já dito, é a falta de prumo da valvula de pvc em relação a chave, bom, isto só é corrigivel com muita paciência, limando e lixando até dar certo.



........................


Ademais, é isto macacada, logo postarei um vídeo deste meu novo brinquedo, espero que este microtutorial sirva para alguem que queira fazer as chaves, aprimorem bastante, e boa diversão!!!

..........................

Obs: agradecimentos a minha esposa, que me sugeriu o uso de EVA no lugar de outros materiais.


UPDATE SOBRE O ASSUNTO EM http://silviofeitosa.blogspot.com.br/2014/04/youtube-chave-reciclada-para-flauta-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário