quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dicas para fazer sua flauta

E ai macacada, blz:?
Posto aqui algumas dicas de como fazer flautas...no caso mandei elas para meu colega Leandro Cibantos, e posto aqui, por ter achado legal o resultado final.

................................

Com um afinador, pega um tubo de pvc de 25mm de, digamos, 65cm de comprimento, e vai cortando/lixando as pontas aos poucos, e vendo a cada cm/mm o que o afinador registra...em geral, ele dá C/Do aos 62/64cm, reprete aos 32/33cm.

Do é a nota mais interessante, ao meu ver, para começar a trabalhar (quando se está aprendendo), mas nada impede que faça em outra afinação.

Neste site ( www.ggwhistles.com ou ainda http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=16954394&tid=5551136902933661223) existem medidas para quem quiser fazer suas flautas, mas recomendo começar sempre com um cano/tubo/bambu com alguns cm extras, e depois ir cortando até o que chamo de nota mestra ficar boa.

Após, quando for fazer o primeiro furo (para o dedo anelar ou mindinho da mão direita), faça-o a 3 ou 4 dedos de distancia do fim da flauta, faça-o bem pequeno, e veja a nota que dá...se for próximo ao bemol, abra o furo cada vez mais para o meio da flauta, se for # (sustenido), ou abra mais para o fim, ou, caso não de resultados, deixe ou tampe o furo.

Caso opte por tampar o furo, pode o fazer com durepox, cola quente, fita durex-adesiva...eu, pelo menos, uso a fita adesiva, acho mais prático para o pvc...no bambú, em geral, deixo, pois acredito que acabe com a estética...outra possibilidade no bambú e passar a fita adesiva, e, por cima dela, amarrar uma linha, fica esteticamente melhor...no metal, se furar muito errado da afinação, é muito problemático corrigir, então, no metal, comece sempre tentando achar o melhor, com brocas finas, e vá aos poucos aumentando, ou com broca, ou com uma lima redonda (grossa).

No pvc, em geral, abro os furos com uma faca com ponta, aos poucos, e depois vou alargando, dando acabamento com lixa. 

No bambú, abro os furos com um ferro quente, e vou abrindo aos poucos com o mesmo, relando este nas bordas do furo e queimando para a direção que quero, TEM DE TER MUITO CUIDADO AO USAR O FERRO QUENTE, A QUEIMADURA É BEM CHATA, EU JÁ TOMEI, LUVA E AVENTAL É SEMPRE BEM-VINDO!!!

No metal, sempre fure com furadeira e brocas de metal, sempre dum tamanho menor para um tamanho maior, e, depois, usando a grossa para direcionar o furo para a direção certa.

Outra coisa que também influencia na afinação é o diâmetro...tenho 2 flautas com o mesmo comprimento (62cm), mas uma com 25mm em Do e outra com 32mm em Sib, sendo a altura do dedilhado parecidas, mas notas diferentes, tanto no dedilhado quanto com a força do sopro.

Caso ache que os furos sejam muito distantes, pode tentar tampar parcialmente o furo de saída do som da flauta para alterar a afinação e aproximar os furos, como na ocarina e flauta doce de plástico (esta ultima tem o corpo afunilando do bocal para a ponta).

Caso faça em bambú, é interessante tratar ele com fogo, no caso, passe o bambú no fogo até ele suar, dai, após isso acontecer, deixe ele esfriar. Não sopre o bambú após trata-lo no fogo, pois ele trincará!

Estas dicas valem para os vários tipos de flauta que já fiz (pife, quena, bansuri, whistle, ocarina, shakuhashi).

Sorte a quem tentar, e, muito diversão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário