quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sugar Belly Walker - Saxofonista jamaicano que criava seu próprio instrumento!

E ai macacada, blz?

Hoje venho falar desta figura que encontrei, xeretando na net sobre saxofone e xaphoon de pvc ( estes ja fiz, e  logo terá um post sobre o xaphoon em pvc).

Porque to postando sobre ele?

Bom, ele foi um autoditada, que nunca teve uma lição de musica, e fez o próprio saxofone, em bambú!

Sim, enquanto eu fico fazendo os meus em pvc (e ressoam bem) o cara, na decada de 1950 fazia em bambu!
Ninguem sabe o porque ou como o cara conheceu este instrumento, incomum na Jamaica de seu tempo, e ele foi o responsavel por ditar, durante um tempo, a musica popular daquela região, passando por varios estilos e ritimos.

Sobre o seu saxofone de bambu, seu formato parecia um trompete (a meu ver, porem, muito funcional), e, de acordo com o site Mentomusic, este era composto de uma seção reta de 1 polegada de diametro, e, no lugar de cortiça para encaixar as partes, Subar Belly usava fita adesiva (sinto identificação com isto, eu uso tbm fita adesiva para unir as partes de minhas flautas e saxofones caseiros). No final do tubo de 1 polegada, existia um cone de carretel de linha, unido ao bambu com fita adesiva, e, ao fim do carretel, a presença de um tubo de estanho, feito por um lateiro por encomenda do próprio Sugar (nesta parte não me identifiquei, tenho a premissa de fazer 100% de meus instrumentos musicais).


Bocal do saxofone de Sugar Belly

Chupem, saxofones comerciais! XD
 
Neste link tem até uma entrevista para baixar, quem manjar no ingles, clique aqui!

Confiram abaixo alguns videos deste cara, que me inspira ainda mais para fazer meus próprios instrumentos musicais:











Referencias:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.mentomusic.com/sugar.htm

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://windworld.com/features/gallery/sugar-belly-walker-and-his-bamboo-saxophone/

Nenhum comentário:

Postar um comentário