sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Elinks - navegador em modo de texto

Ola criançada cheia de verme, que visita este blog, tudo bem?
A maioria das pessoas que me conhecem sacam que eu curto linux, seja por sua segurança, seja por sua liberdade e flexibilidade (afinal, quantos de voces podem mudar o gerenciador de arquivos no Windows, ou, ainda, reviver um pentium 100 com a ultima versao do Windows, o Windows Vista - revivi um pentium 100 com a ultima versao do Debian, o Debian 5 Lenny com LXDE).
Possuo uma net discada, plano internet ilimitada (maldita Telecomica, ops, quer diser, amada Telefonica) , e apanho bastante para baixar filmes e isos, tendo de deixar o pc muito tempo ligado (neste momento, estou baixando a iso do Elive atravez do D4X), e nao e´ sempre que estou afim de pausar meu gerenciador de downloads, fechar o Deluge (cliente torrent de linux) e o aMule (alternativo do eMule) ou, ainda, pausar o DownThemeAll (gerenciador de download do firefox).
Consequentemente, com o uso destes programas,a velocidade de acesso dos sites pelo firefox fica uma mer...quer diser, uma porcaria, paginas que abririam em alguns segundos levam minutos, o que torna uma simples pesquisa no google ou leitura no wikipedia um saco.
As paginas de internet, atualmente, possuem muitas informaçoes, como fotos, cores de plano de fundo, temas, gifs, videos, flash, java e outras porcarias variadas, que aumentam o peso delas consideravelmente. Pensando nisto, indaguei "porque nao so´ ler o texto da pagina?", afinal, em uma pesquisa no google, wikipedia, scielo ou redepsi, so´ estou afim de conseguir a informaçao escrita, e nao outras frescuras.
Assim, depois de uma "rapida" pesquisa no Google (com o Deluge funcionando), me deparei com o Elinks:



Coisinha bonita ne´?
Essa e´a primeira tela do Elinks, onde tem o campo para acessar o site.
O Elinks tambem e´ muito util para pcs bem antigos, onde executar um linux + xfce + firefox seja uma tarefa que arranca palavroes da madre Tereza de Calcuta (lembram do pentium 100 com Debian 5 Lenny + LXDE? Entao...ate´ instalar o LXDE, a navegaçao na net foi pelo Elinks, e depois, mesmo com o Opera instalado, continuei usando o Elinks), ou, ainda, para salvar em situaçoes de emergencia no linux-unix (o Xorg nao ta subindo - pc com 16 megas de ram? Da-lhe Elinks).
Ai algum cristo me pergunta "mas tio, tenho a net lenta tambem, entao, como instalo esse bagulho no meu pc". Minha resposta e´ "se vira", afinal, tudo depende da distribuiçao linux (a, eu sou um cara legal vai, so´ realizar o comando "apt-get install elinks" no Debian ou nas distros Debian-based como o Ubuntu).
Ai voce, mais uma vez, me pergunta "veio, instalei o Elinks, mas nao consigo o achar nos menus..."
Entao, lembra que eu falei que o Elinks e´ um navegador de linha de comando? So´ ir no terminal e digitar "elinks"(peloamordeDeussemasaspas), ou, caso vc ja tenha um site em mente (ex: Google), digite "elinks www.google.com.br", como na imagem abaixo:


E, aqui, o nosso querido Google:


E, por fim, acessando o Gmail sem o X num K6 com 64 de ram rodando o Debian 5 Lenny:


 

Comandos basicos para usar:

Para digitar no campo de buscas do google, basta dar 1 clique sobre a linha e enter antes de digitar.
Para voltar o site, basta clicar a seta esquerda do teclado.
Para ir a outro site, basta clicar a letra "g'' no teclado.




Mais sobre o Elinks:

site oficial: elinks.or.cz/
wikipedia:
pt.wikipedia.org/wiki/ELinks